www.clubemultinivel.com.br/martap
SEJA UM REVENDEDOR
APRESENTAÇÃO DO PRODUTO WASTE OFF
– O que são os Bancos de Capacitores/ Economizadores de Energia? Os Bancos de Capacitores/ Economizadores de Energia são equipamentos designados “inteligentes” que têm como função primordial a estabilização da voltagem de uma determinada instalação possibilitando a otimização dos recursos e a consequente melhoria de desempenho, bem como o prolongamento da vida útil dos aparelhos eletrodomésticos.
– Como funcionam os Bancos de Capacitores/ Economizadores de Energia? De uma forma muito elementar, estes equipamentos funcionam como filtros que afetam o “fator de potência”, os picos de corrente, as distorções das harmônicas e outras interferências oriundas da rede pública de distribuição. Um complexo conjunto de blocos indutivos, capacitivos e resistivos estão associados a filtros cerâmicos que provocam uma impedância igual a zero que elimina na totalidade as interferências que chegam da rede e afetam a instalação.
– Quais as vantagens que terei com a colocação de um destes equipamentos em minha casa? Além da estabilização da voltagem, da otimização da instalação e do aumento da vida útil de todos os eletrodomésticos, a vantagem maior passa pela redução efetiva dos níveis de consumo elétrico, com a evidente redução da fatura de seu fornecedor de energia elétrica. A redução mínima cifra-se em cerca de 15% podendo em alguns casos chegar aos 25%. (Para motores somente a redução chega a ser de 35% mas outros eletro eletrônicos possuem fator de potência maiores e os aparelhos resistivos [chuveiro, ferro de passar, aquecedor de água elétrico] possuem 3 fator de potência máximo [=1] e portanto na média da somatória ficamos com valores próximos aos 20%, dependendo de sua utilização)
– O que é o fator de potência? O fator de potência é a relação entre a energia ativa (expressa em Kw/h) e a energia aparente (expressa em kVa). Para se entender melhor o que é o fator de potência, vejamos um exemplo prático: Imagine um copo de cerveja à sua frente. Temos a cerveja propriamente dita e o “colarinho” de espuma. A espuma não é consumida embora você pague por ela. Se houver mais espuma do que líquido, você fica a perder. O melhor mesmo seria se o seu copo tivesse apenas… cerveja!
Transpondo esta situação para o sistema elétrico, a espuma é a energia que não produz trabalho e que por isso resulta em perda.
Além da economia que proporcionam, os economizadores trazem outros benefícios? Sim. Para além da redução efetiva do consumo da energia eléctrica entre 15% a 25%, os economizadores de energia melhoram a qualidade da corrente eléctrica evitando o sobre aquecimento dos fios condutores e aumentando a vida útil dos aparelhos elétricos. Ao estabilizarem a voltagem, protegem toda a instalação dos picos de tensão
O que são “picos de tensão”?
Os picos de tensão são rápidas alterações da “voltagem” elétrica. São variações espaço-temporais muito curtas, na ordem dos milissegundos e, com amplitudes muito agressivas. As suas frequências de alta intensidade têm consequências catastróficas nos aparelhos mais sensíveis, pois danificam os seus componentes. Os bancos de capacitores armazenam energia e ficam em equilíbrio com a rede elétrica, quando existe um pico de tensão para mais ou para menos ele tenta equilibrar a rede e absorve parte do pico se for para maior ou compensa se for para menor.
- Os Bancos de Capacitores/ Economizadores de Energia funcionam em qualquer instalação? Sim, não existe nenhuma instalação totalmente isenta de interferências provocadas pela rede. No entanto há exceções: 1) A menos que essa mesma instalação já disponha de sistemas de “limpeza”, controle e compensação ou, 2) se eventualmente ela estiver localizada muito perto do ponto de origem da energia. Tirando estes casos pode-se sempre esperar um ganho mínimo de 35%.
- A economia de 20% é garantida? Sim. Embora os valores médios de economia estejam em torno dos 20% conseguem-se valores de economia superiores e em certos casos casos pode chegar mesmo aos 25%.